segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Outubro - Janeiro

Consumada a passagem na eliminatória da Taça de Portugal, o Sporting vira-se de novo para o campeonato e para a Liga Europa.
Na quinta-feira podemos já garantir a passagem aos dezasseis-avo de final da Liga Europa, o que seria o cenário ideal, uma vez que, com a passagem garantida (ou muito provável) poderia existir uma rotatividade do plantel nas provas europeias. Rotatividade que não seria apenas para dar descanso aos mais utilizados, mas que teria um grande proveito ao fomentar oportunidades (sem qualquer tipo de pressão) a jogadores menos utilizados, como por exemplo Salomão, Grimi, Cédric, Talles, Saleiro. Uma vez que o campeonato é longo e as lesões são inevitáveis, poderia fazer-se já uma "estimativa" de quem é jogador e de quem não é. E, três jogos são uma boa montra para tirar teimas.
Por outro lado, vem o campeonato, que salvo erro até Janeiro não será alvo de interrupções. Aqui o Sporting joga o seu principal objectivo e precisa de encontrar o rumo certo. Algo que será possível, visto que, teoricamente o calendário não é muito complicado: duas recepções difíceis, ante Braga e Guimarães e o clássico fora com o Porto são os embates mais complicados, de resto a equipa pode somar vitórias tranquilas o que proporcionará estabilidade e tranquilidade num balneário até agora muito desgastado com todo o enredo à sua volta.
Costuma ser também nesta fase da competição que se vê quem se encontra em posição de discutir o título. Equipas como a Académica ou a Olhanense vão inevitavelmente sair dos lugares cimeiros e os candidatos vão, em principio, ocupa-los. Veremos se o Braga se perfila como candidato...
Assim sendo, vamos jogar jogo a jogo, primeiro tentar a vitória já quinta-feira frente ao Gent e assegurar já um pé na fase seguinte da Liga Europa. Domingo frente ao Rio Ave regressar às vitórias no campeonato e, depois então, frente a Leiria, Guimarães e Académica somar vitórias para irmos ao Dragão já com uma posição bem definida no campeonato.
Aliar os bons resultados com uma rotatividade (bem calculada) na prova europeia pode facilitar muito a vida ao Sporting e ser o mote para um campeonato ao nível que estamos habituados!

Ainda é possível!

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting!

Sem comentários:

Enviar um comentário